sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Minha 3ª consulta pré natal.

Olá meninas tudo bem???
Hoje tive minha segunda consulta pré natal como o médico obstetra que é feita de mês em mês; "ah mas pq segunda consulta se vc está entrando no quarto mês?" .. Pq assim que descobrimos a gravidez já se passaram 1mês (que é quando tem o atraso menstrual), confirmada a gravidez através do teste de sangue (BHCG) temos que ir ao posto de saúde e passar pela enfermeira que vai fazer encaminhamento de uma série de exames, urina, sangue, HIV e etc..  (chamada 1ª consulta)
Após esse procedimento ela marca retorno pro mês seguinte pra ter a primeira consulta com o ginecologista obstetra (que é o tempo dos exames ficarem prontos). Nisso já estaremos no final do 2º mês entrando no terceiro...depois marca pro prox. mês que é qdo estaremos entrando no 4º mês (que é meu caso) e assim por diante...
Resumindo: 1ª consulta é com a enfermeira e as restantes com médico obstetra.

Vamos ao que é feito nas consultas pré natal:

1ª consulta com enfermeira, ela pede a bateria de exames a ser feito e você tem direito ao CARTÃO DA GESTANTE. O cartão deve conter todas as anotações sobre seu estado de saúde, sobre o desenvolvimento da sua gestação e os resultados dos exames que vc fez. Leve esse cartão a todas as consultas e verifique se está sendo preenchido. Não esqueça de apresenta-lo aos profissionais de saúde na hora do parto.

2ª consulta com médico, antes de passar por ele fazemos a triagem pra medir altura, peso e pressão (sempre) Ah!! e também tem uma novidade que o governo incluiu recentemente que é a Tira Reagente para análise urinária, é uma fitinha onde temos que urinar no quadradinhos coloridos tem que ter uma mira ein ,cada quadradinho tem sua função.
Já com o médico ele verifica se os exames estão tudo ok e passa o ácido fólico que jájá explico sua finalidade.

3ª consulta com médico, novamente e sempre a triagem, medir peso, pressão e urinar na fita reagente.
O médico passa suplemento vitaminico para gestante que além do acido fólico contem ferro também.(Matertabs foi o que ele me indicou). O resto da consulta são com vcs, tirem suas duvidas, conte algo que esteja acontecendo fora do normal, doenças...e etc.

Hoje aproveitei e falei da minha gripe :(  pra quem já leu estou gripadissima e tentando fazer com que minha garganta não inflame pois grávidas não podem tomar anti inflamatorio de jeito algum. Tb pedi um encaminhamento pra nutricionista pois segundo o médico agora o bebezito só vai crescendo e ganhando peso, entãotenho que me alimentar bem e engordar o necessário pq se depender de mim e do papai a gente vira uma bolha.

Vamos ao peso:
Meu peso inicial quando descobri a gravidez era 54.100 kg
Na segunda consulta: 53.600 kg (emagreci devido a minha Sindrome do Intestino Irritavel)
Hoje na 3ª consulta estou com 54.400 kg (recuperei minhas gramas perdidas e ganhei mais 300 graminhas rs)

Bom meninas como só tive 3 consultas por enquanto são só essas as informações que posso compartilhar com vcs, lembrando que minhas consultas são pelo SUS.

---------------------------

Essa é a famosa fitinha reagente que temos que urinar nela, uma verdadeira prova de mira rss..



E aqui a explicação pra que serve o acido fólico como prometi acima, mas antes quero dar uma dica a vcs futuras mamães:
Se vc está planejando engravidar é muito importante que vc tome o acido fólico 3 meses antes de engravidar e continuar os 3 meses depois de já grávida.
___


“O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança”.
A carência no homem provoca uma anemia e pode às vezes conduzir a anorexia ou depressão. Na mulher grávida a carência provoca riscos para formação do sistema nervoso do feto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário