domingo, 30 de outubro de 2011

Azia x gravidez

Devido ao espaço cada vez maior que o útero ocupa, o estômago e o intestino sofrem uma grande pressão e, consequentemente, a digestão torna-se mais lenta. Assim, a pressão sobre estômago e o consequente desenvolvimento de gases fazem com que a comida suba de novo para o esófago;

O aumento hormonal durante a gravidez provoca grandes alterações no organismo da mulher. Neste caso em particular, o aumento do nível da progesterona leva a um relaxamento generalizado dos órgãos, nomeadamente do esfíncter esofágico inferior – válvula situada entre o estômago e o esófago. Embora se encontre normalmente bem fechado, o relaxamento deste órgão vai permitir que conteúdo do estômago volte para o esófago, provocando a irritação característica.

Embora não podendo ser completamente eliminada, geralmente, a azia melhora se tiver os seguintes cuidados:

Coma de forma moderada e racional (entre 5 a 6 refeições por dia), evitando fritos e comidas muito condimentadas; (quem resiste a uma friturinha? rs)

Após as refeições, masque uma pastilha elástica, pois estimula a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos do estômago; (isso eu não sabia, vou tentar)

Evite bebidas com gás, álcool, café, chocolate, sumos de fruta ácidos, tomate, mostarda, vinagre; (é to comendo um pouco de chocolate)

Modere ao máximo o consumo ou exposição ao tabaco; (é, chega dar enjoo)

Não se deite após as refeições (deverá evitar comer 3 horas antes de ir para a cama, uma vez que os ácidos do estômago sobem mais facilmente quando está deitada); ( ñ tem coomooooo haha, fome a cada 5 min.)

Levante a cabeceira da cama, de forma a elevar o corpo e, desta forma, manter os ácidos no estômago, ajudando, assim, à digestão; ( hahahahahahha impossible)

Controle o seu peso, com a supervisão do seu médico obstetra; ( dificiiiiir )

Use roupa larga e confortável, especialmente à volta da cintura e estômago.  (ah isso eu faço, até pq a dona Isabela é uma agitação só, não me deixa usar nada apertado)

Se não melhorar adaptando estas medidas, aconselhe-se com o seu médico sobre a medicação indicada para a azia e para o seu estado.

Um comentário:

  1. Li todas as suas postagens, adorei! Mas e agora, kd vc???? Curiosa pra saber como tudo está? Abraço, Cris

    ResponderExcluir