domingo, 7 de agosto de 2011

Alterações emocionais durante a gravidez.

Ai gente, vim aqui falar desse assunto que não é nada legal e quase ninguém entende, só grávida mesmo pra saber.. são as variações de humor, uma tristeza profunda, depressão.. acho que se nossos companheiros, amigos e etc procurassem entender mais e compreender que estamos assim não pq queremos seria mais facil lidar com esse problema, esse blog fiz com finalidade de mostrar pra vcs a minha gravidez completa, ajudar quem quer engravidar ver o quanto é magico , compartilhar todos os momentos..as alegrias, mas infelizmente não posso mascarar certas coisas, pois prometi passar a vcs tudo que estou sentindo e é isso que vou fazer..



De um certo final de semana pra cá me aconteceu algo e me deixou mto triste.. após isso não consigo dormir direito, acordo pra chorar, ou durmo chorando,insonias, sonho coisas ruins,tenho medo com relação a sexo do bebe,meus pensamentos são negativos, meu humor oscila de uma hora pra outra, venho a chorar novamente.. até acho que foi isso que desencadeou minha gripe, mto choro meu nariz foi ficando ruim.. e dai fiquei gripada (graças a Deus estou melhor)... vi qto isso ta me fazendo mal, e resolvi compartilhar com vcs, até pra desabafo mesmo.
A gente acha que quando ficar grávida tudo será perfeito, vão transbordar carinhos, preocupações, que seremos compreendidas pelas nossas emoções,que será a fase que vamos ter só alegrias, que vamos ser mto mimadas, que as pessoas terão cuidados maiores com a gente pra não nos magoar (pois grávidas realmente n podem ficar nervosas), mas meu post de hoje vim pra falar que nada disso acontece com todo mundo e que se a gente não souber lidar com isso a gente pira e que tb ninguém tem que parar a vida pra cuidar da gente pq estamos grávidas... mas um pouco de carinho, curiosidade com relação a gravidez e senso em algumas coisas já nos traria mais felicidades..
Eu ando mto triste, chorona..chorar demais acaba me irritando ..mas não estou achando um método pra fugir disso.
Conversei com duas amigas.. uma que já passou por tudo isso e outra que me falou mto de Deus!
Quando penso no que as duas me falaram a paz entra em mim e fico por um tempo estabilizada, dai vem a realidade e pensamentos que não sei realmente da onde surgem e puf..volta eu a choramingar de novo :/

Lí duas matérias interessantíssimas sobre esse assunto e vi que 85% de nós passaremos por isso na gestação, isso me conforta um pouco..então a seguir vou colocar o resuminho de ambas..

Leiam as matérias abaixo que é mto importante e interessante pra quem já passou, está passando ou ainda passará..e também pra vcs que convive com alguma gestante entende-las, e no final algumas dicas ;)

____________________________________________________

As emoções da grávida

A gravidez é uma fase da vida muito importante para qualquer mulher. No entanto, é também uma fase em que se verifica alguma instabilidade no seu estado de espírito.  
Num dia acorda bem, feliz, e acha o máximo aquela "barriguinha". No outro, não quer nem olhar para o espelho e enfrenta um insuportável mau humor.
Durante a gravidez, a mulher oscila facilmente entre a felicidade e a tristeza. As causas para esta grande alteração no humor são muito variadas. Pode ser atribuída ao aumento dos hormonios de progesterona e estógeno, como também pode ser motivada por diversas preocupações que a mulher tem nesta fase de sua vida. "Será que vou ser uma boa mãe? O bebê será saudável? Qual será a reação do pai do bebê ? " - estes são apenas alguns exemplos dos seus receios mais comuns durante a gravidez.  
Pois é... a gravidez não é tão rósea como te contaram. Existem todas as mudanças físicas, associadas aos hormônios, bem como a insegurança e a ansiedade, sentimentos que sempre acompanham as situações novas.
Gestar é lidar com algo completamente novo, desconhecido, a mulher fica naturalmente mais sensível, apreensiva e até chorosa.

Primeiro trimestre: Período de descobertas e de muita instabilidade. O corpo ainda não se modificou muito, mas dúvidas não faltam à gestante: se é a hora certa para ter um bebê, se será boa mãe, se o bebê será perfeito, se o marido continuará gostanto dela mesmo barriguda, etc.
Como resultado de tanta ansiedade, uma queda da libido e um estado de irritação constante.
Daí podem surgir também os enjôos, desmaios e crises de choro, que funcionam como símbolos inconscientes, mas muito concretos dessa gestação.

Segundo trimestre: Aí vem um período de paz. Agora seu corpo já assumiu os contornos da gravidez, seu bebê já aparece na tela do ultra-som e o futuro pai já se sente mais encorajado a se aproximar da barriga. Provavelmente, você terá muitos momentos de alegria com esse bebê mexendo, e sua disposição estará em alta.

Terceiro trimestre: De novo as preocupações com o bebê voltam à tona, acompanhada da ansiedade e temores em relação ao parto.

Depressão

Algumas grávidas sofrem mais do que meras alterações de humor. Os momentos de tristeza tornam-se frequentes e parecem não ter fim. Os sinais mais evidentes de uma depressão são a ansiedade, problemas de sono , falta de concentração, extrema fadiga, tristeza profunda, falta de apetite ou uma vontade constante de comer, e a sensação de que nada é divertido ou gratificante. 

As alterações hormonais são apresentadas como a causa mais frequente de depressão, mas há outras razões, tais como: problemas e complicações relativos à própria gravidez , problemas familiares. 

Para superar a depressão, recomenda-se que compartilhe os seus medos e preocupações com o seu companheiro, amigos e familiares. Procure ser menos exigente consigo mesma e não se sobrecarregue de tarefas. Se a situação de tristeza permanecer mais de duas semanas, aconselha-se que consulte o seu médico que poderá, eventualmente, receitar-lhe anti-depressivos não prejudiciais ao seu estado, este passo é fundamental e só prova que é uma boa mãe, que está preocupada em saúde e a do seu bebê

Dicas:

Dicas para todos os meses:
  • Nos momentos mais difíceis, respire fundo, beba um copo de água e lembre-se que é uma fase transitória, quer dizer, que logo passa.
  • Não guarde as dúvidas e medos só para si, divida com seu médico, amigas e seu companheiro.
  • Procure um bom curso para gestantes e uma atividade física como hidroginástica, yoga ou relaxamento.
  • Reserve alguns minutos diários para cuidar de si mesmo e do seu corpo grávido. 

Meninas espero que tenha ajudado,e a vcs que ainda não estão grávidas não tenham medo, tudo passa!
O assunto não é dos melhores, mas necessário.
bjinhus e até a próxima.
 

4 comentários:

  1. Ah prima qualquer coisa me conta quem tate aborrencendo q eu do um jeito kkkkkkkk
    Naaaaaaaaao aborreçam minha prima ... deixa ela !!! TE AMO ADOREI ESTE POST !!!
    JOSI

    ResponderExcluir
  2. Pode contar cmg, adoro fazer novas amizades e esse assunto é muito interessante ainda não sou mãe mais amo crianças,tô adorando tudo, se precisar de alguem pra conversar to sempre online no face ou msn.Bjus que Deus ilumine sua gestação, esse bebê que vem para abençoar, enfim que abençoe sua família.Bjus

    ResponderExcluir
  3. É isso aí prima rssss...
    é mto bom o blog.. vo postar sobre tudo mesmo, sem medo rs.. afinal nada é só flores..
    te amo tb prima ..
    bjosssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Oiii Monick ... brigada por visitar =)... fico mto feliz qdo gostam do que venho proporcionando pra mim e pra vcs...to muito feliz com o blog...em menos de 1 semana atingir 1000 visitas...significa resultado e q as pessoas estão gostando..e vejo que não posso parar !!!
    Amémmmm que Ilumine vc tb..
    Obrigado novamente pela atenção.. =D

    ResponderExcluir